sexta-feira, 25 de março de 2011

Meditação transcendental melhora rendimento escolar

Desenvolvimento mente/corpo
A técnica de meditação transcendental pode ser uma abordagem eficaz para melhorar o desempenho de estudantes em leitura e matemática.
A conclusão é de um estudo realizado nos Estados Unidos entre estudantes com baixo desempenho nas duas disciplinas.
"Os resultados do estudo dão apoio a uma tendência recente na educação de focar no desenvolvimento mente/corpo do aluno para a melhoria do desempenho escolar," afirma o Dr. Ronald Zigler, da Universidade da Pensilvânia, coautor do estudo.
"Precisamos de mais programas deste tipo implementados nas escolas públicas do nosso país, juntamente com melhores sistemas de avaliação," sugere.


Meditação escolar
Os alunos que praticaram a meditação transcendental mostraram um aumento significativo nas notas de matemática e inglês durante um período de um ano.
Quarenta e um por cento dos alunos que meditaram apresentaram um ganho de pelo menos um nível de desempenho em matemática - o que exige um aumento considerável das notas - em comparação com 15% dos alunos de controle, que fizeram práticas não-meditativas.
Entre os alunos com os níveis mais baixos de desempenho escolar - "abaixo do básico" e "muito abaixo do básico" - os alunos que fizeram meditação apresentaram uma melhora significativa no desempenho escolar geral em relação aos alunos usados como controle, que apresentaram um pequeno ganho.
Os cientistas relataram que os alunos ficaram mais calmos, mais felizes e menos hiperativos, e com uma maior capacidade para se concentrar no trabalho escolar.
Em termos do ambiente escolar, os professores relataram menos brigas entre os alunos, menor uso de linguagem abusiva e, de modo geral, uma atmosfera mais calma e relaxada desde a implementação do programa.


Meditação transcendental
A meditação transcendental foi ensinada aos estudantes no contexto de um programa chamado Hora Tranquila, em que os alunos escolhem voluntariamente uma "atividade sossegada" da qual querem participar.
Para fazer a pesquisa os cientistas compararam o desempenho escolar dos estudantes que entraram no programa de meditação transcendental com o desempenho de estudantes que escolheram simplesmente ficar em uma sala de olhos fechados.
A meditação transcendental é uma técnica simples, natural e não requer esforço, que permite que a mente se acalme e a pessoa experimente um estado tranquilo, mas de consciência alerta - uma espécie "alerta descansado".
A prática do programa ensinado na escola é voltado para a redução do estresse, e não implica em qualquer mudança de crenças, valores, religião ou estilo de vida.
Em comparação com o descanso de olhos fechados, a pesquisa constatou que a prática da meditação transcendental é marcada por uma diminuição da ativação do sistema nervoso autônomo.
Isto foi verificado pela diminuição da frequência respiratória e por uma menor atividade do sistema nervoso simpático, checado por meio de um exame de eletroencefalografia.
*Fonte: Diário da Saúde - 22/03/2011 

Conheça mais sobre o método participando da próxima Palestra de Apresentação Gratuita Segunda, 28 de março às 12h30min e às 20h30min
Rua Iguatemi 284 - Travessa Roberto Douglas Machado - Casa 10
Entre a Rua Tabapuã e Rua Pedroso Alvarenga
Estacionamento mais próximo - Rua Iguatemi 252 - ROD estacionamento

Confirme a sua presença pelo tel.: 3073 0872

Para maiores informações acesse o site: http://www.institutodemeditacao.com.br/

sexta-feira, 18 de março de 2011

PAUSA PARA MEDITAR

Por: MARCIO AQUILES FIAMENGUI
Revista TOP MAGAZINE
Março 2011

Conheça a Meditação Transcendental, a técnica que fez as cabeças de David Lynch e Paul McCartney e vem sendo adotada com extraordinário sucesso por empresas e administrações públicas de todo o mundo.

A MT é uma técnica que provém da tradição milenar dos sábios védicos que, na Índia, desde há pelo menos 3.500 anos, usam procedimentos meditativos para adquirir o conheci­mento de si e do mundo por meio da exploração da própria consciência in­dividual. A pureza dos procedimentos originais foi rigorosamente observada e transmitida de forma inalterada ao longo desses três milênios e meio. No final da década de 1950, popu­larizou-se por meio da grande reper­cussão do trabalho do físico e guru indiano Maharishi Mahesh Yogi, que treinou professores em todo o mun­do até seus últimos dias – ele morreu em 2008. Entre os derradeiros instru­tores que formou esteve a professora Juliana Brescovicci, coordenadora docente do Instituto Nacional de Meditação, em São Paulo.

Juliana diz que as principais dife­renças entre a meditação transcen­dental e outros tipos de meditação são a simplicidade e a facilidade para praticá-la. “A técnica não en­volve controle de postura, não re­quer mudança de estilo de vida e pode ser praticada em qualquer lu­gar”, diz. “Não é uma filosofia nem tem cunho religioso ou místico, trata-se apenas de uma técnica de desenvolvimento cerebral por meio do relaxamento profundo do siste­ma nervoso.” É igualmente útil tanto para indivíduos como para organiza­ções.

O número de praticantes cresce em todo o mundo. Celebridades de todas as áreas e nacionalidades ofe­recem-se para divulgá-la. Um exem­plo foi o espetáculo Change Begins Within (A Mudança Começa por Den­tro), promovido em 2009 pela David Lynch Foundation, que reuniu no palco do Radio City Music Hall, em Nova York, artistas como Paul McCartney, Ringo Starr, Sheryl Crow e Ben Harper, entre outros, e antigos meditantes. No Brasil, a cantora e pia­nista Claudia Albuquerque, aluna de Juliana, é uma grande incentivadora: “Os efeitos da MT surgem de forma muito simples e espontânea. Você se dá conta disso quando se percebe fa­zendo coisas que nunca tinha feito. A vida se torna cheia de curiosidades”, diz. A VJ e cineasta Marina Person, outra aluna de Juliana, diz que medi­tar se tornou um hábito essencial: “É como tomar banho e escovar os den­tes. Faz parte da rotina de higiene do corpo e da mente”.

Leia a matéria na íntegra na TOP MAGAZINE, disponível nas bancas.

Venha assistir a uma aula gratuita de introdução à técnica da Meditação Transcendental.
Segunda, 21 de Março de 2011, às 12h30 ou às 20h30
Rua Iguatemi 284 - Travessa Roberto Douglas Machado - Casa 10
Entre a Rua Tabapuã e Rua Pedroso Alvarenga
Estacionamento mais próximo - Rua Iguatemi 252 - ROD estacionamento
 Confirme sua presença pelo tel.: 3073 0872
Para maiores informações acesse o site: http://www.institutodemeditacao.com.br/




sexta-feira, 11 de março de 2011

REDUZINDO OS EFEITOS DO STRESS TRAUMÁTICO

Existem as tensões e o stress usuais da vida diária – mas há também o stress traumático com o seu impacto devastador. A Meditação Transcendental também se tem revelado como um poderoso antídoto para os efeitos do stress extremo – a que os médicos deram o nome de “síndrome do stress traumático”. Por exemplo, um estudo elaborado durante três meses com veteranos do Vietnã mostrou que aqueles que aprenderam a Meditação Transcendental tiveram melhoras significativas, relativamente àqueles que participavam de um programa de aconselhamento. Apurou-se também que veteranos que praticavam a Meditação Transcendental estavam menos entorpecidos emocionalmente e abusavam menos de álcool, tinham menos insônias, depressão e ansiedade. Também evidenciavam uma menor severidade da “síndrome do stress retardado” (Journal of Counseling and Development 64:212-214, 1985).
A Meditação Transcendental também ajuda aqueles que estão a recuperar do trauma causado por uma doença grave, e os que passaram pelo stress de outros traumas importantes, como um acidente grave de automóvel.*

Venha assistir a uma aula gratuita de introdução à técnica da Meditação Transcendental.
Segunda, 14 de Março de 2011, às 12h30 ou às 20h30
Rua Iguatemi 284 - Travessa Roberto Douglas Machado - Casa 10
Entre a Rua Tabapuã e Rua Pedroso Alvarenga
Estacionamento mais próximo - Rua Iguatemi 252 - ROD estacionamento

Confirme sua presença pelo tel.: 3073 0872
*Fonte: ROTH, Robert. Meditação Transcendental. Portugal: Editora Pergaminho, 1998.

Para maiores informações sobre a Meditação Transcendental e o INM acesse o site: http://www.institutodemeditacao.com.br/