sábado, 28 de maio de 2011

Meditação é tão eficiente quanto morfina contra a dor

A força do pensamento ajuda em tudo.

Não é de hoje que se sabe que a meditação é um aliado eficiente contra a dor, e estudos mostram que pessoas bem treinadas mentalmente podem suportar até dores bem fortes.
A boa notícia agora é a descoberta recentemente anunciada pelo Dr. Fadel Zeidan, Ph.D., que liderou pesquisa de pós-doutorado pelo Wake Forest Baptist Medical Center, da Carolina do Norte, considerado um dos dez melhores hospitais dos Estados Unidos, a qual concluiu que você não precisa ser um monge tibetano para conseguir aliviar suas dores através da meditação.

Segundo o Dr. Zeiden, a meditação pode ser até mais eficaz do que a própria morfina no alívio de dores. E pessoas que nunca meditaram antes, com um pouco de treino e pouco mais de uma hora por dia de exercício, podem reduzir dores de cabeça e outras em até 40% apenas com a meditação.
Muitas vezes a eficiência da morfina fica na faixa dos 25% apenas.

O estudo foi publicado no último dia 6 (6 de Abril 2011) no Journal of Neuroscience.
Para realizar o estudo, 15 voluntários que nunca haviam meditado antes em suas vidas, participaram de um curso de apenas 4 aulas e de apenas 20 minutos cada aula, durante o qual aprenderam as técnicas básicas de meditação. Depois, tendo seus corpos e cérebros escaniados por equipamentos sofisticados, eles foram expostos a uma experiência dolorosa provocada por calor.
O resultado, comprovado cientificamente pela primeira vez, demonstrou o incrível efeito da meditação no alívio da dor.

Fonte: http://www.midianews.com.br/?pg=noticias&cat=3&idnot=49079

Quer saber mais sobre a técnica da Meditação Transcendental?
Venha assistir a uma aula gratuita!!!Segunda, 30 de maio de 2011, às 15h00 e às 20h30
Rua Iguatemi 284 - Travessa Roberto Douglas Machado - Casa 10
Entre a Rua Tabapuã e Rua Pedroso Alvarenga
Estacionamento mais próximo - Rua Iguatemi 252 - ROD estacionamento
Confirme sua presença pelo tel.: (11) 3073 0872

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Tema de documentário carioca, David Lynch fala de internet e meditação, mas faz mistério sobre o próximo filme

Plantão | Publicada em 18/05/2011 às 00h16 - O Globo
RIO - Os fãs se perguntam o tempo todo: quando David Lynch vai voltar a fazer um longa-metragem? A dúvida é levantada pelos longos cinco anos desde que o diretor americano, indicado quatro vezes ao Oscar e premiado duas em Cannes, lançou seu último filme, o estranho - até mesmo para seus padrões - "Império dos sonhos". A urgência de uma resposta é ainda maior porque Lynch está por trás de algumas das produções mais interessantes das últimas três décadas, daquelas do tipo que nos fazem sair do cinema querendo conversar, ouvir, pensar. São seus, entre outros, "Cidade dos sonhos" (2001), "Twin Peaks - Os últimos dias de Laura Palmer" (1992), "Coração selvagem" (1990) e "Veludo azul" (1986), todas obras em que a compreensão vai além do que está na tela. A pergunta sobre o próximo filme, portanto, é a primeira feita pelo GLOBO, numa entrevista por telefone com Lynch.

- Olha, eu tive um sonho ontem à noite - responde ele, antes de soltar uma gargalhada. - Mas não posso falar mais do que isso.
Esse mistério todo que cerca a obra de Lynch - tanto a futura quanto a passada e a presente - tem uma explicação na própria figura do diretor e pode ser mais bem compreendido no documentário "Transcendendo Lynch", do carioca Marcos Andrade, que estreia nesta sexta-feira no Rio, São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre. Andrade passou nove dias acompanhando uma visita do cineasta americano ao Brasil, em 2008, e teve acesso a momentos de sua intimidade. Por mais incrível que possa parecer para quem assiste a seus filmes e imagina um sujeito sombrio, o documentário de Andrade mostra uma pessoa espirituosa, brincalhona, quase sempre sorridente.


A razão para tamanha incongruência entre criador e criatura está, tanto na opinião de Andrade quanto na do próprio Lynch, na meditação transcendental. Desde 1973, ele é um adepto da prática, o que o levou, inclusive, a criar uma fundação com seu nome, cujo objetivo é propagar a meditação ao redor do mundo, sobretudo em escolas. Foi esse trabalho, além do lançamento de um livro sobre o tema, "Em águas profundas", que o trouxe ao Brasil há três anos. A mente de Lynch, apesar das aparências, vive em paz.

- Eu medito duas vezes por dia há quase 38 anos. Nunca deixei de meditar - conta. - Se as crianças aprendessem a técnica nas escolas, teríamos, em poucos meses, estudantes mais felizes. Suas notas melhorariam, assim como as relações entre eles e entre eles e os professores. O segredo é que tudo vem de dentro. Todo o estresse, toda a depressão e a ansiedade podem ser colocados para fora. Você pode limpar a máquina e deixar dentro de si apenas o amor e a criatividade.

Foi também a meditação que permitiu a realização de "Transcendendo Lynch". Com apenas um outro longa no currículo ("Korda", que nunca estreou em circuito), Andrade se tornou um praticante esporádico da prática em 2005, o que facilitou o contato com o diretor. Assim, dois meses antes da viagem ao Brasil, Lynch já havia topado ser acompanhado por uma equipe de filmagem.

- Ele foi bastante solícito, disse que estava à disposição. Fomos para todos os cantos a que ele foi no Brasil, ficamos nos mesmos hotéis. Podíamos filmar tudo o que ele fazia, até mesmo comer. Só não tínhamos acesso aos momentos em que ele entrava no quarto para descansar. E ele nunca pediu que parássemos de filmar - conta o brasileiro. - Esta alegria dele que está no filme é bem autêntica. Ele não faz tipo, é bastante paciente, sem estresse algum.
Apesar de ter, sim, se tornado uma espécie de guru da meditação transcendental - no Brasil, suas palestras acerca do tema eram acompanhadas de mini-shows com o cantor escocês Donovan, tudo presente no documentário de Andrade -, Lynch não abandou a carreira artística. Há quase uma década, ele mantém um trabalho paralelo na internet que, hoje, tem quase tanta repercussão quanto seus filmes. Em março, por exemplo, dirigiu um show da banda Duran Duran que foi transmitido ao vivo pelo YouTube. Há um ano, fez um vídeo promocional de 16 minutos, exclusivo para web, para a grife Dior. Intitulado "Lady Blue Shangai", o vídeo trazia Marion Cotillard como protagonista, muita música de fundo, muita fumaça e alguns dos conhecidos elementos oníricos dos filmes de Lynch.

- É muito estranho imaginar que houve um tempo em que a internet não existia. Hoje, a internet é muito forte, não para de crescer. Todas as velhas formas de se enviar informação para as pessoas estão afundando, enquanto a internet só faz crescer. Ela é certamente o futuro - diz Lynch.


Quer saber mais sobre a Meditação Transcendental, a técnica que fez a cabeça de David Lynch?
Venha assistir a uma aula gratuita!!!

Segunda, 23 de maio de 2011, às 20h30.

Travessa Roberto Douglas Machado, 10 (altura do número 284 da R. Iguatemi) - Itaim Bibi
Entre a Rua Tabapuã e Rua Pedroso Alvarenga
Estacionamento mais próximo: Rua Iguatemi 252 - ROD estacionamento
Confirme sua presença pelo tel (11) 3073 0872

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade: Medicar ou Meditar?


Há uma crescente preocupação sobre os efeitos colaterais negativos e resultados de saúde a longo prazo associados com medicamentos para Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (“TDAH”). Pesquisas inovadoras estão demostrando a eficácia da técnica da Meditação Transcendental como uma abordagem sem uso de drogas para o tratamento de TDAH.

TDAH e o cérebro
Os neurocientistas e pesquisadores nos dizem que um desequilíbrio no funcionamento do cérebro pode causar sintomas de TDAH. O cérebro é composto por milhões de células que continuamente se comunicam entre si, enviando sinais (sinapses) através dos espaços entre as células cerebrais. As moléculas mensageiras que transportam estes sinais são chamadas de neurotransmissores. Os neurotransmissores dopamina, norepinefrina e serotonina regulam pensamento, hiperatividade, impulsividade, falta de atenção, memória, emoções e depressão.


Como os medicamentos funcionam
Os ingredientes ativos nos medicamentos mais usados para tratar TDAH são anfetaminas. Como estimulantes poderosos, essas anfetaminas aumentam artificialmente a quantidade de determinados neurotransmissores no cérebro, acelerando a atividade cerebral. Isto é de grande preocupação para pesquisadores, médicos e pais. Segundo os pesquisadores, quando a droga inunda o cérebro com esses neurotransmissores produzidos artificialmente, a capacidade do cérebro para produzir esses neurotransmissores por si só é diminuída. Isso pode 
fazer com que o cérebro suprima o crescimento natural e o desenvolvimento das células cerebrais que produzem as redes neurais. Dessa forma, não é dada chance ao cérebro jovem de se desenvolver por conta própria e amadurecer normalmente.

Como funciona a meditação
Ao contrário das drogas, a técnica da Meditação Transcendental não apenas trata os sintomas, como também influencia a causa do distúrbio. Isto significa que a técnica não cria apenas um efeito temporário, mas pode melhorar a condição permanente, reduzindo o estresse e estabelecendo um funcionamento do cérebro mais eficiente e ordenado. Estudos científicos publicados em periódicos de prestígio, como o International Journal of Neuroscience , Psychophysiologyand e outros, demonstraram que a técnica da Meditação Transcendental cria "coerência EEG" (
coerência simples entre o sinal de estimulação e o eletroencefalograma) de forma generalizada em todas as áreas do cérebro. O equilíbrio pessoal depende do funcionamento eficiente e ordenado do cérebro. Os cientistas descobriram que o cérebro funciona melhor com a prática diária de Meditação Transcendental, ocasionando melhora no QI, na criatividade, na compreensão, na memória e no desempenho acadêmico. Pessoas que praticam a técnica da Meditação Transcendental costumam relatar sentir alívio imediato da ansiedade e da hiperatividade, assim como maior capacidade de concentração e foco em sua vida diária. Sob a supervisão de seus médicos, os pacientes com TDAH são capazes de reduzir ou eliminar a medicação dentro de um período de 3 a 6 meses.

Como a técnica da Meditação Transcendental é diferente

A técnica da Meditação Transcendental é única. Ao contrário de todas as outras formas de meditação, se distingue pela sua falta de esforço, naturalidade e eficácia profunda. A técnica é praticada por 15-20 minutos duas vezes por dia, enquanto se está sentado confortavelmente com os olhos fechados. Não demora anos para dominar e pode ser facilmente aprendida por qualquer pessoa, inclusive crianças, em poucos dias. A técnica não tem qualquer caráter religioso e não demanda nenhuma mudança no estilo de vida ou crença. Da mesma maneira, não é necessário nem mesmo acreditar em sua eficácia para que ela funcione. Isto porque a prática é simples, você não tem que ser capaz de se concentrar ou mesmo ficar parado.
A técnica da Meditação Transcenental viabiliza uma sensibilização para resolver naturalmente o lado interior do indivíduo, livrando a mente de preocupações cotidianas e a levando a um estado de alerta descansado. Durante a prática, o corpo adquire profundo relaxamento; mais profundo do que o relaxamento normal ou aquele conduzido por outras práticas de meditação. Mais de 350 estudos de investigação científica comprovaram a eficácia da prática da técnica da Meditação Transcendental, o que a torna a prática de corpo-mente mais eficaz para diminuir a ansiedade e a depressão e promover a auto-realização.

Pessoas com TDAH e outros distúrbios de aprendizagem estão se voltando para a técnica da Meditação Transcendental em números crescentes e encontrando alívio de tensão e inquietação dentro de poucos dias. Muitas dessas pessoas têm procurado aconselhamento e outras formas de meditação, sem contudo alcançar os resultados desejados. Com a prática regular da Meditação Transcendental, estas pessoas têm sido capazes de acabar com sua dependência em medicamentos, enquanto prosperam em suas atividades escolares ou profissionais pela primeira vez em suas vidas.*

Quer saber mais sobre a técnica da Meditação Transcendental?

Venha assistir a uma aula gratuita!!!
Segunda, 16 de maio de 2011, às 20h30min
Rua Iguatemi, n.º 284 - Travessa Roberto Douglas Machado - Casa 10
Entre a Rua Tabapuã e Rua Pedroso Alvarenga
Estacionamento mais próximo - Rua Iguatemi, n.º 252 - ROD estacionamento

Confirme sua presença!

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Pesquisa mostrou que a Meditação Transcendental pode ajudar a aliviar a depressão



Se você vai ao seu médico com sintomas de depressão, haverá chance de ser prescrita alguma forma de medicação anti-depressiva ou psicoterapia, ou talvez uma combinação de ambos. No entanto, um estudo recente destacou os efeitos benéficos que a meditação transcendental pode ter sobre a depressão e em um espaço relativamente curto de tempo.

Um estudo da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), envolveu 36 pacientes com os quais tinham sido diagnosticados com depressão clínica. Um segundo estudo realizado pela Universidade do Havaí, envolveu 112 pacientes com doença cardíaca que foram considerados em risco de sofrer de depressão.

Em todos os estudos os participantes eram solicitados a realizar a meditação transcendental, duas vezes por dia, durante 20 minutos ou para seguir um programa de educação bem-estar. Os que seguiram o programa de educação em saúde serviram de grupo controle.

Os sintomas de depressão foram medidos no início do estudo, mais uma vez em 3 meses, nove meses e um ano depois.

Os pesquisadores descobriram que aqueles que realizam a meditação transcendental tiveram uma redução muito maior nos sintomas de depressão do que no grupo controle e logo após um período de apenas três meses os sintomas de depressão diminuíram quase 50 por cento.

Os participantes que tiveram a doença do coração também sentiram os aspectos positivos da meditação, mesmo embora eles não tivessem sido realmente diagnosticados com depressão. Acredita-se que meditação transcendental é útil não apenas para a depressão, mas também para aliviar a ansiedade e o estresse.

Os pesquisadores acreditam que os efeitos positivos da meditação são provocados pelos ajustes reais na química do corpo e os níveis de serotonina. A serotonina é o neurotransmissor químico identificado como responsável por efeitos positivos relevantes sobre a depressão.

Hector Myers da UCLA e co-autor de um dos estudos, disse que os resultados foram encorajadores e fornecem suporte para testar a eficácia da Meditação Transcendental no tratamento da depressão clínica.

No entanto, nós temos um pouco a percorrer antes de ir ao nosso médico e obter instruções sobre como meditar, como componente do nosso tratamento para a depressão. No entanto, nesse meio tempo ele poderia ser útil como uma técnica de auto-ajuda.

A meditação transcendental é uma prática antiga que envolve sentar-se calmamente enquanto repetindo silenciosamente o 'mantra' , mais e mais uma vez. Acredita-se induzir sentimentos de calma e de "paz interior" e se tornou bastante popular no Ocidente no decurso dos anos sessenta.

Os resultados dos estudos foram apresentados na Reunião Anual da Sociedade de Medicina Comportamental em Seattle, em abril de 2010.

Quer saber mais sobre a Meditação Transcendental?

Venha assistir a uma aula gratuita de introdução à técnica da Meditação Transcendental.

Confirme sua presença!

11 3073 0872