sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Meditação Transcendental na escola e na formação


Aprende-se com mais facilidade com a Meditação Transcendental

“Isso é muito fácil”, diz Sabrina, de 10 anos, depois da aula pessoal de Meditação Transcendental.
“Eu não entendo porque devo voltar, acho que já medito corretamente!”

Sabrina foi ao curso de Meditação Transcendental com os pais e a irmã mais velha. Na verdade, foi ela quem levou o resto da família a participar do curso. Depois das noites de informação, ela disse em voz alta por convicção: “Eu quero participar. Quem me acompanha?”

Com sua inocência natural, as crianças acham muito fácil aprender a Meditação Transcendental. E, na maioria das vezes, os resultados logo aparecem nas crianças: elas ficam bem humoradas, brigam menos com os irmãos e percebem, em geral no espaço de alguns dias, que o aprendizado na escola se torna mais fácil.

Essas experiências subjetivas são comprovadas por estudos científicos e com estudantes. Os alunos praticantes de Meditação Transcendental comprovaram, nos testes comparativos com alunos que não meditam, uma melhor capacidade de aprendizado e mais inteligência, notas escolares mais altas e um comportamento harmonioso na escola. Em muitos casos, também pudemos observar que o período freqüentemente tão difícil da puberdade transcorre com muito menos tensões e é emocionalmente mais equilibrado com crianças e jovens que praticam a meditação.

A preocupação às vezes demonstrada pelos pais, de que as crianças ou jovens possam ser negativamente influenciados pela meditação ou levados a caminhos falsos é totalmente injustificada. A Meditação Transcendental de Maharishi é um processo puramente mecânico, sem transmissão de quaisquer conteúdos ou valores morais. Somente pela experiência do silêncio os alunos e jovens atingem o equilíbrio de que precisam diante das numerosas e muitas vezes destrutivas influências da época atual. *

* Fonte: SCHACHINGER, Dr. Wolfgang; SCHROTT, Dr. Ernst. Meditação Transcendental e Saúde. São Paulo: Pensamento, 2005.

Quer saber mais sobre a técnica da Meditação Transcendental?
Venha assistir a uma aula gratuita!
Segunda, 29 de agosto de 2011, às 20h30.
Travessa Roberto Douglas Machado, 10 (alt. do n° 284 da R. Iguatemi) – Itaim Bibi
Entre a Rua Tabapuã e Rua Pedroso Alvarenga.
Indicação de estacionamento: Rua Pedroso Alvarenga, 1256 (Hotel Transamérica)
Confirme sua presença pelos telefones (11) 3073 0872/ (11) 8373 8511 ou email contato@institutodemeditacao.com.br

Para maiores informações acesse www.institutodemeditacao.com.br

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Programação de Setembro no INM




NOVIDADE: Massagens

A partir de setembro o INM terá massagens relaxante, esportiva, ayurvédica, com pedras quentes e drenagem linfática.

Agende um horário!

Palestra gratuita sobre a técnica da Meditação Transcendental
Conheça os 20 minutos que vão mudar a sua vida!

Datas e horários:
Dia 05/09: 20h30
Dia 12/09: 15h00 e 20h30
Dia 19/09: 20h30
Dia 26/09: 20h30
Necessária confirmação de presença através do tel.: (11) 3073 0872 ou email: contato@institutodemeditacao.com.br

Curso regular de Meditação Transcendental
A Meditação Transcendental é uma técnica mental, sem cunho religioso ou místico, que não requer esforço, pela qual se experimenta um estado de relaxamento duas vezes mais intenso que o período de sono mais profundo, tornando a mente mais calma e alerta.  Dentre seus benefícios estão: diminuição do estresse, insônia, ansiedade, hipertensão, dores de cabeça, consumo do tabaco; melhora memória, criatividade, inteligência e fortalece o sistema nervoso e imunológico de uma maneira geral.

Este curso é destinado a pessoas com idade acima de 10 anos que buscam a manutenção ou melhoria no estado geral de saúde do corpo, da mente e do espírito.
Datas e horários:
De 05/09 a 09/09: turmas às 20h30
De 12/09 a 16/09: turmas às 15h00 e às 20h30
De 19/09 a 23/09: turmas às 20h30
De 26/09 a 30/09: turmas às 20h30

Curso Intensivo de Meditação Transcendental - Dias 10 e 11/09 às 10h e às 18h
Curso oferecido para possibilitar o aprendizado da técnica àquelas pessoas que não têm tempo ou acesso fácil para participar do curso durante a semana.

Curso Tarde Transcendental - Dia 17/09 às 14hrs
Imersão na prática meditativa - destinada a quem já é praticante de Meditação Transcendental - com ciclos avançados de meditação (posturas de yoga e pranayama), além da meditação em grupo e exibição de vídeos.

Meditação em grupo – quintas-feiras às 12h e às 21h (a confirmação dos horários é feita por email)

A meditação em grupo é indicada para quem já é praticante. Equivale a uma semana de prática regular.

Yoga

Hatha Yoga Clássico: Técnicas suaves de posturas, respiração e relaxamento. Estimulam o corpo e a mente, proporcionando saúde, paz e harmonia.
Terças e quintas, às 07h15 e às 08h30.

Vinyasa Yoga: Tipo de hatha yoga que conecta as várias fases da respiração em sincronia com movimentos, promovendo a integração do corpo e da mente, atraindo a atenção para consciência corporal e ritmo do coração, estabelecendo uma elevada sensação de bem estar e paz.
Segundas e quartas, às 19h00 e sextas às 17h15.

Aproveitem a promoção: sem taxa de matrícula.
Consultem-nos sobre os valores e condições de pagamento.

Para maiores informações acesse www.institutodemeditacao.com.br

 

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Usando a Meditação Transcendental para parar o estresse

Se você está mesmo que um pouco consciente, provavelmente está ciente da enorme quantidade de estresse que colocou sobre si mesmo. Embora seja real, mas mesmo assim muito abstrato, o estresse é a silenciosa força motriz por trás de muitas doenças físicas e mentais. Não que essa informação seja  um  grande choque, o maior choque pode ser saber que a prática da meditação pode diminuir significativamente as suas chances de adoecer, cultivando uma vida sem estresse.

A Vogue Austrália publicou recentemente um post sobre a prática da Meditação Transcendental e como a técnica, com base na antiga tradição védica da iluminação na Índia, usa o mantra para ajudar as pessoas interiormente em uma tentativa de cultivar a paz, serenidade e iluminação . De acordo com Sigourney Cantelo, a Meditação Transcendental funciona para compensar os pensamentos incessantes que afligem uma pessoa diariamente. Ela ajuda a abrir um sentido mais profundo da consciência.

Embora seja dito ter originado mais de 5.000 anos atrás, na Índia, o estilo ganhou popularidade na década de 1960, quando Maharishi Mahesh Yogi introduziu a técnica no mundo ocidental e reuniu dedicados e decididos seguidores,  incluindo os Beatles, Mick Jagger e Mia Farrow. Avançando 50 anos  a Meditação Transcendental é ainda uma das mais populares formas de meditação no mundo.

Por que este estilo de meditação e não outros? Como Gorrow explicou quando eu assisti sua palestra introdutória gratuita em Paddington, Sydney (ele também ensina em Avalon nas praias do norte de Sydney), meditação védica não é apenas completamente sem esforço e muito fácil de aprender, mas os benefícios para a saúde psicológica e física também são infinitos.

"Os neurocientistas e psicólogos estimam que temos por volta de 60.000 a 80.000 pensamentos por dia. Isso é um pensamento a cada 1,2 segundos. Então, nossas mentes são muito ocupadas, e todos nós temos perdido a capacidade de encontrar um interruptor ... [meditação védica] faz com que a sua mente transcenda ou vá para um nível mais profundo de consciência ", diz Gorrow, que explica que ela não só elimina o estresse, mas que pessoas que meditam também sentem-se mais criativas e produtivas na vida diária. A meditação védica também é, afirmam seus proponentes, uma das formas mais estudadas cientificamente de meditação.

"Houve mais de 600 estudos realizados durante os últimos 30 anos [que] demonstram sua capacidade de criar mudanças poderosa e mensuráveis ​​na fisiologia, e foi descoberta ser mais eficaz do que outras meditações e técnicas de relaxamento que promovem bem estar físico e mental ", afirma Gorrow.*

Quer saber mais sobre a técnica da Meditação Transcendental?
Venha assistir a uma aula gratuita!
Segunda, 22 de agosto de 2011, às 12h30 ou às 20h30.
Travessa Roberto Douglas Machado, 10 (alt. do n° 284 da R. Iguatemi) – Itaim Bibi
Entre a Rua Tabapuã e Rua Pedroso Alvarenga
Indicação de estacionamento: Av. Brigadeiro Faria Lima 3167 (ao lado da Kalunga)

Confirme sua presença pelo tel (11) 3073 0872 ou email contato@institutodemeditacao.com.br

Para maiores informações acesse o site www.institutodemeditacao.com.br

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

A Meditação Transcendental com o Tempo – Retardando o Processo de Envelhecimento

Sabemos que o stress – tanto o stress normal diário como o stress traumático grave – está na base de quase todas as doenças e desordens. Também sabemos que o stress acelera muito o processo de envelhecimento. Há cerca de 15 anos, os investigadores começaram a estudar os efeitos da Meditação Transcendental no envelhecimento, Sem grande surpresa, dado o papel do stress no envelhecimento, os investigadores descobriram que a prática prolongada da Meditação Transcendental pode promover uma idade biológica significativamente inferior à idade cronológica.
(...)
A idade biológica mede a idade fisiológica da pessoa. Um grupo de meditantes de longa data que praticavam a Meditação Transcendental há mais de 5 anos revelou-se, em média, 12 anos mais novo fisiologicamente do que a sua idade cronológica, em função da redução da tensão arterial, de melhor visão ao perto e melhor discriminação auditiva. Meditantes recentes eram 5 anos mais novos fisiologicamente do que a idade cronológica. O estudo teve em consideração os efeitos de dieta e exercício. *
* Fonte: ROTH, Robert. Meditação Transcendental. Portugal: Editora Pergaminho, 1998.

Quer saber mais sobre a técnica da Meditação Transcendental?
Venha assistir a uma aula gratuita
Segunda, 15 de agosto de 2011, às 20h30.
Travessa Roberto Douglas Machado, 10 (alt. do n° 284 da R. Iguatemi) – Itaim Bibi
Entre a Rua Tabapuã e Rua Pedroso Alvarenga


Indicação de estacionamento: Av. Brigadeiro Faria Lima, 3167 (ao lado da Kalunga)

Confirme sua presença pelo telefone (11) 3073 0872 ou email contato@institutodemeditacao.com.br

Para maiores informações acesse www.institutodemeditacao.com.br

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Meditação: uma aliada para seu coração

A revista Archives of Internal Medicine, uma das mais conceituadas publicações científicas do mundo destaca: meditar faz bem ao coração. Uma prática cada vez mais indicada pelos médicos cardiologistas para aliviar o estresse, ajustar a respiração e melhorar a qualidade de vida de pacientes com doenças cardiovasculares.
Você pode não acreditar, mas o estudo foi feito por um grupo de médicos do Hospital Cedars-Sinai, de Los Angeles, nos Estados Unidos. Eles chegaram a conclusão de que a prática da meditação transcendental contribui para melhorar os níveis de pressão arterial e a resistência à insulina em pacientes cardíacos, além de ajudar no controle do colesterol, dos triglicérides e da obesidade visceral, ou seja, da famosa barriguinha. Segundo o estudo, a meditação pode modular a maneira como o organismo reage ao estresse e, claro, meditar não tem contra-indicação, assim, use-a como um aliado da sua saúde.*


Quer saber mais sobre a técnica da Meditação Transcendental?

Venha assistir a uma aula gratuita !

Segunda, 08 de agosto de 2011, às 20h30.

Travessa Roberto Douglas Machado, 10 (alt. do n° 284 da R. Iguatemi) – Itaim Bibi.
Entre a Rua Tabapuã e Rua Pedroso Alvarenga.

Indicação de estacionamento: Av. Brigadeiro Faria Lima, 3167 (ao lado da Kalunga).

Confirme sua presença pelo tel.: (11) 3073 0872 ou email: contato@institutodemeditacao.com.br

Para maiores informações acesse www.institutodemeditacao.com.br

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Yoga no INM

A partir de Agosto, teremos aulas de Yoga no INM. 


Hatha Yoga Clássico: Técnicas suaves de posturas, respiração e relaxamento. Estimulam o corpo e a mente, proporcionando saúde, paz e harmonia.

Vinyasa Yoga: Tipo de hatha yoga que conecta as várias fases da respiração em sincronia com movimentos, promovendo a integração do corpo e da mente, atraindo a atenção para consciência corporal e ritmo do coração, estabelecendo uma elevada sensação de bem estar e paz.

Confira os horários:
Horário
Segunda
Terça
Quarta
Quinta
Sexta
07:15 – 08:15

Hatha Yoga (Cris)

Hatha Yoga
(Cris)

08:30 – 09:30

Hatha Yoga (Cris)

Hatha Yoga (Cris)

17:15 – 18:15




Vinyasa Yoga (Carol)
19:15 – 20:15
Vinyasa Yoga (Carol)

Vinyasa Yoga (Carol)



PROMOÇÃO: sem taxa de matrícula.

Agende uma aula experimental gratuita.              
Informações: (11) 3073 0872/ contato@institutodemeditacao.com.br

Para informações sobre o INM acesse www.institutodemeditacao.com.br