sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

MEDITAÇÃO PREVINE DEPRESSÃO E MELHORA SEUS SINTOMAS


É fato que um dos maiores desejos do ser humano é ser feliz. Ninguém acorda com o pensamento: “Hoje quero sofrer um pouquinho!”. E é justamente por conta dessa necessidade inata do homem de alcançar uma forma plena de contentamento que diversas pesquisas vêm sendo feitas cada vez mais para explorar os benefícios que a meditação trás para o individuo, consequentemente para o todo.

Um dos maiores conflitos do ser humano é a identificação com seu conteúdo mental, fazendo com que este viva ou ansioso com o futuro ou frustrado com o passado, sendo ambos os fenômenos inexistentes. Esta discordância gera estados de emoções negativas prejudiciais ao organismo, muitas vezes se expressando na forma de depressão.

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), dados apontam que a depressão será a doença mais comum no mundo, atualmente mais de 450 milhões de pessoas são afetadas por transtornos mentais. E a estimativa é de que no ano de 2030 a depressão seja a doença mais presente (ultrapassando câncer, entre outros) na população, sendo o maior fator de despesa dos governos públicos.

Últimos estudos concluíram que trazer a atenção para o aqui e agora, com a ajuda da meditação, diminui os sintomas da depressão. Mais importante ainda, pelo fato de diminuírem as chances de que a pessoa desenvolva os sintomas ao longo da vida.

A ciência se aproxima das tradições milenares para entender e trazer ao mundo contemporâneo mecanismos tão antigos que já eram usados para o homem reconhecer a felicidade e viver uma vida plena.
Fonte:http://www2.uol.com.br/vivermente/artigos/de_bom_humor.html

Conheça a meditação transcendental, uma técnica simples de aprender e fácil de ser praticada. Venha assistir uma aula gratuita e experimentar os benefícios da técnica.
Segunda, 30 de janeiro de 2012, às 20h30.
Localização: Travessa Roberto Douglas Machado, 10 (alt. do n° 284 da R. Iguatemi) – Itaim Bibi.
Entre a Rua Tabapuã e Rua Pedroso Alvarenga.
Indicação de estacionamento: Rua Pedroso Alvarenga, 1256.

Para maiores informações acesse o site www.istitutodemeditacao.com.br

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Curso Intensivo de Meditação Transcendental

Acontece neste próximo final de semana o primeiro Curso Intensivo de Meditação Transcendental do ano!

Esta é uma modalidade específica que o Instituto Nacional de Meditação oferece para aquelas pessoas que não teriam tempo ou disponibilidade para participar do curso em seu modelo tradicional que acontece durante a semana em São Paulo.

O curso tem o mesmo conteúdo programático, com cinco aulas de aproximadamente 1h15 (uma hora e quinze minutos) de duração cada, porém é realizado em dois dias. É importante ressaltar que cada aula prática deve ter um intervalo de no mínimo 6 horas entre uma e outra, para um melhor aproveitamento da técnica.

Reserve sua vaga conosco e comece o ano cuidando bem de você!

“Só existem dois dias do ano em que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro amanhã, portanto hoje é o dia para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.” Dalai Lama

Programação:
·         Dia 28/01
·         10h00 às 11h00 - Palestra de apresentação
·         11h00 às 12h30 – Introdução à técnica
·         18h00 às 19h15 – Aula prática e teórica 1

·         Dia 29/01
·         11h00 às 12h15– Aula prática e teórica 2
·         18h00 às 19h15– Aula prática e teórica 3

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

MEDITAÇÃO E FELICIDADE


A prática regular de meditação proporciona uma mudança na compreensão que temos sobre nós mesmos e o mundo ao nosso redor. É possível sermos mais felizes apenas reformulando nosso processo mental. Isso acontece através do treinamento da mente, fazendo com que nos familiarizemos com uma nova forma do nosso ser.

Neste vídeo, Matthieu Ricard, bioquímico que se tornou monge Budista, afirma que podemos treinar nossa mente nos hábitos do bem-estar para gerar um verdadeiro sentimento de serenidade e realização.

Link vídeo:

A meditação transcendental é uma técnica comprovada cientificamente capaz de transformar nosso estado mental, consequentemente, trazendo para nós a consciência de que a felicidade não é uma experiência, mas sim nossa própria natureza.
Quer saber mais sobre a técnica da Meditação Transcendental?

Venha assistir a uma aula gratuita!
Segunda, 23 de janeiro de 2012, às 20h30.

Localização: Travessa Roberto Douglas Machado, 10 (alt. do n° 284 da R. Iguatemi) – Itaim Bibi.
Entre a Rua Tabapuã e Rua Pedroso Alvarenga.
Indicação de estacionamento: Rua Pedroso Alvarenga, 1256.

CONFIRME SUA PRESENÇA pelo  tel  (11) 3073 0872 ou 
email contato@institutodemeditacao.com.br

Para maiores informações acesse o site www.istitutodemeditacao.com.br

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Psiquiatra Pesquisador de Renome Internacional Promove Meditação para a Cura e Transformação - PRÓXIMAS PALESTRAS SOBRE A TÉCNICA NO INM


Ocasionalmente, uma importante descoberta científica vem e surpreende os próprios cientistas. Um psiquiatra de renome mundial está falando apenas sobre tal descoberta - ou melhor, redescoberta: um poderoso antídoto, ele acredita que, para muitos dos nossos males modernos, uma maneira de ajudar a superar o estresse e transtornos relacionados ao estresse enquanto abre uma nova janela às potencialidades do cérebro humano.

Não é uma droga nova ou a nanotecnologia, mas uma técnica simples e mental de uma antiga tradição de meditação, revivida por um iogue e ensinada tranquilamente aos milhões ao redor do mundo nos últimos 50 anos.

Norman E. Rosenthal, M.D., é um célebre escritor e professor de psiquiatria na Georgetown University Medical School. Por 20 anos ele era um pesquisador sênior do National Institutes of Health (NIH). Ele passou três décadas conduzindo pesquisas médicas, primeiro na Universidade de Columbia e, em seguida, do NIH. Ele agora dirige sua própria organização de pesquisa, especializada em testes farmacêuticos. Famoso por ser pioneiro no estudo e tratamento de Seasonal Affective Disorder (SAD), seu foco recentemente virou-se para a técnica da Meditação Transcendental.

Acreditando que milhões de pessoas poderiam se beneficiar dessa meditação, se eles soubessem mais sobre o assunto, o Dr. Rosenthal escreveu o livro "Transcendência: Cura e Transformação Através da Meditação Transcendental"

Com um prefácio de Mehmet Oz, M.D., esse relato de fácil leitura e graciosamente narrado, tem um assunto que é sutil e, para muitos, torna ilusório e o torna simples, claro e extremamente relevante.

Além de explorar a documentação científica da cura e da transformação através da prática da Meditação Transcendental, o livro apresenta estudos de caso e entrevistas com praticantes de meditação - incluindo Paul McCartney, Russell Brand, Martin Scorsese, Moby, Laura Dern e David Lynch - que partilham conosco as suas experiências de mudança de vida.

Dr. Rosenthal aprendeu esta prática de meditação quando ele era um estudante de medicina na África do Sul durante a década de 1970. Devido às exigências de tempo, meditação - 'uma rápida mania dos meus tempos de escola médica' - em breve saiu de sua vida completamente.

Trinta anos depois, um paciente diagnosticado com distúrbio bipolar disse ao Dr. Rosenthal que a prática da Meditação Transcendental transformou sua vida. Graças à meditação, o paciente disse, ele não é apenas feliz, “ mas muito feliz 90 por cento do tempo."

Assim começou redescoberta Dr. Rosenthal da Meditação Transcendental. Depois de retomar a prática, com bons resultados, ele começou a recomendar aos pacientes e mergulhou na literatura científica sobre a técnica. Para sua surpresa, a investigação científica da MeditaçãoTranscendental havia produzido um conjunto de provas irrefutáveis ​em muitas áreas, da saúde mental e função cerebral para a redução da ansiedade e vício.

Especialmente impressionado com os estudos que mostram ataque cardíaco e acidente vascular cerebral reduzido, o Dr. Rosenthal afirma: "Se a Meditação Transcendental for um novo remédio, que atribui todos esses benefícios, seria um sucesso de público de bilhões de dólares." *


Quer saber mais sobre a técnica da Meditação Transcendental?

Venha assistir a uma palestra gratuita!!!

Próximas Palestras em Janeiro:

Dia 13/01 (sexta), às 12h30
Dia 16/01 (segunda), às 20h30
Dia 23/01 (segunda), às 20h30
Dia 28/01 (sábado), às 10h00*
Dia 30/01 (segunda), às 20h30

LOCAL: Trav. Roberto Douglas Machado, 10  São Paulo - SP 

Necessária confirmação de presença através do tel.:(11) 3073 0872 

*Caso queria participar da palestra no sábado dia 28/01, às 10h00 será cobrada uma taxa de R$50,00 que deverá ser paga antecipadamente; esta será descontada do valor do curso caso opte por dar continuidade.


quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

1ª MEDITAÇÃO EM GRUPO 2012 - PARA OS JÁ ALUNOS!



Queridos meditantes,
Chegou o momento de revitalizar nossa meditação e começar um novo ano cheio de felicidade, alegria, bem-aventurança e energias renovadas!
Amanhã, dia 12 de janeiro, é dia de meditação em grupo no INM, às 12h00 e às 20h00.

Participem!!!


“Para aqueles que querem ser bem-sucedidos tanto no campo do Divino quanto no mundo, o caminho é aquele de Karma Yoga – uns poucos minutos de meditação pela manhã e a tarde, e atividade normal durante o resto do dia. A meditação, no entanto, deve ser de um tipo que leve a mente à consciência transcendental, e a atividade durante o dia deve ser realizada com facilidade e sem esforço.
Deve-se ter em mente que a prática da meditação é essencial para ambos, o recluso e o chefe de família. Ao mesmo tempo, é essencial para a iluminação que, após a prática, ambos entrem na atividade – não importando se é atividade do intelecto, como no caso do recluso, ou a atividade dos sentidos, como no caso do chefe de família”.
BHAGAVAD-GITA, comentado por Maharishi  Mahesh Yogi. 

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Como é possível ser um gênio?

O GÊNIO EM NÓS



“[…] Como é possível ser um gênio? Antes de responder convém esclarecer o que entendemos por gênio. Não é toda pessoa que pode ser um Mozart, um Bach, um Einstein ou um Goethe. Mas é claro que podemos ter mais confiança na existência de capacidades adormecidas e não usadas por nós. Todos conhecem momentos em suas vidas em que realizaram coisas surpreendentes, tiveram a idéia, desenvolveram grande habilidade ou foram lendariamente ‘ousados’.

O psicólogo norte-americano Maslow, co-fundador da chamada psicologia humanista, um modo moderno de análise psicológica da pessoa e das suas possibilidades mentais, chamou esses momentos especiais na vida de um ser humano de ‘experiências de pico’. Elas caracterizam pessoas especialmente criativas e bem-sucedidas e se deixam comparar com as experiências intimas de pessoas espiritualizadas de todas as culturas e épocas.
Criatividade, alegria interior, o desejo e a energia para crescer, expressar-se e se desenvolver são características e talentos naturais dos seres humanos. Portanto não precisamos treiná-las! Basta somente liberar o potencial adormecido [...]

A Meditação Transcendental é uma meditação eficaz e agradável, que pode eliminar as causas do medo e de outros distúrbios anímicos com o uso regular, bem como servir de método de apoio para as medidas médicas necessárias. Ela leva a uma integração das funções cerebrais e desenvolve o potencial mental não explorado. Por esta razão a literatura cientifica abrangente mostra que a Meditação Transcendental desenvolve positivamente a personalidade total, por exemplo, proporcionando:

·         Paz profunda e relaxamento na mente e no corpo
·         Mais felicidade intima
·         Maior felicidade psíquica
·         Mais otimismo
·         Mais energia
·         Eliminação dos medos
·         Menor necessidade de intervenção do médico por causa de doenças psíquicas e redução do uso de psicofármacos
·         Maior contentamento com os contatos
·         Menos tendência a depressão
·         Aumento de tolerância e auto-avaliação positiva.
·         Maior valorização dos outros
·         Crescente alegria de viver
·         Mais harmonia com o parceiro conjugal.“

Fonte: Livro: Meditação Transcendental e Saúde – Potencial Infinito de Bem-Estar. Dr. Wolfgang Schachinger, DR. Ernest Schrott


Conheça mais sobre a técnica de meditação mais fácil de aprender e muito agradável de praticar participando da próxima Palestra de Apresentação Gratuita
  
Segunda, 09 de janeiro às 20h30
Travessa Roberto Douglas Machado, 10 (alt. do n° 284 da R. Iguatemi) - Itaim Bibi
Entre a Rua Tabapuã e Rua Pedroso Alvarenga
Confirme a sua presença.