terça-feira, 21 de agosto de 2012

Meditação Retarda o Envelhecimento Celular/ UOL



Encurtamento dos telômeros é cerca de 30% menor
POR MINHA VIDA



Os benefícios psicológicos da meditação são capazes de reduzir o envelhecimento, de acordo com um estudo da Universidade da Califórnia, em Davis, e da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. De acordo com os pesquisadores, a meditação promove mudanças psicológicas positivas, que resultam em melhoria geral da saúde, como uma maior capacidade da pessoa para lidar com o estresse e manter a sensação de bem-estar.

O estudo chegou a essa conclusão depois de avaliar que a meditação aumenta diretamente a atividade da telomerase, uma enzima importante para retardar o envelhecimento celular e que age reconstruindo e alongando os telômeros. Os telômeros são sequências de DNA localizados na porção final dos cromossomos, que tendem a ficar mais curtos a cada vez que uma célula se divide. Isso se relaciona ao envelhecimento celular, pois quando os telômeros ficam abaixo de um comprimento crítico, a célula pode não mais se dividir corretamente e eventualmente morre.

A equipe de pesquisadores mediu a atividade da telomerase em participantes de um projeto de meditação com duração de três meses. A atividade da telomerase foi de cerca de um terço maior nos glóbulos brancos do sangue dos participantes que tinham completado o retiro do que em um grupo que não meditava.

Os participantes do retiro também apresentaram maior satisfação psicológica como controle sobre a própria vida, atenção e planos. Além disso, eles também tiveram diminuição de emoções negativas.

Benefícios da meditação

Na vida moderna às vezes qualquer pequeno incômodo pode nos tirar do eixo e aumentar os o estresse diário. A meditação ajuda não só a relaxar, mas a criar forças para lidar com as peripécias do dia a dia. Confira outros benefícios da meditação, não importando a técnica que você adote.

Mais tranquilidade: a frequência dos batimentos cardíacos diminui e a respiração entra em sintonia com o restante do corpo, que reage mantendo-se mais calmo. O estado meditativo é caracterizado por uma atenção profunda, mas observadora. "São benefícios que ajudam a contornar os problemas no trabalho, em casa e, por que não dizer, os de ordem pessoal?", de acordo com a psicóloga transpessoal Ana Maria Cabrera.

Concentração: meditando, você aumenta o seu poder de concentração e a capacidade de permanecer atento quando realiza alguma atividade. Consequentemente, suas tarefas no trabalho, por exemplo, vão ficar mais produtivas.

Menos ansiedade: a pessoa que medita regularmente lida com o estresse de modo a romper a espiral da reação de enfrentamento ou fuga. Ela relaxa com muito mais frequência do que a que não medita, após a superação de um desafio.  




Se você acha que pode fazer algo novo para a sua saúde e produtividade profissional, comece a meditar e sinta os efeitos desde o primeiro dia de prática.

Sabemos que aprender a meditar sozinho é possível, mas pode ser mais complicado do que se imagina. Nós podemos ajudá-lo a ter um bom início para que você possa ter uma boa experiência e praticá-la como um hábito prazeroso.

Nosso curso é ideal para iniciantes e pessoas que não tem muito tempo para se dedicarem ou, que não pretendem mudar de estilo de vida.
Agende uma aula gratuita para conhecer e tirar suas conclusões. Basta enviar-nos um e-mail ou deixar o seu recado através dos nossos telefones.

Se você já é meditante, divulgue aos seus amigos.

Próxima aula gratuita:
Dia 27/08 às 19h30min.
Local: Rua José Maria Lisboa, 1326. Jardins. São Paulo – SP.
contato@institutodemeditacao.com.br

domingo, 12 de agosto de 2012

Meditação Transcendental Ameniza os Efeitos da Menopausa


Se praticada diariamente, técnica oferece vários benefícios


Os calores típicos da menopausa podem ser amenizados com a meditação transcendental. A técnica, uma vez praticada diariamente, pode ajudar o corpo a lidar melhor com o estresse, o principal responsável pelo surgimento dos mal estares do período.

Segundo estudos, a meditação transcendental reduz a ansiedade e para obter o resultado esperado, basta praticá-la 20 minutos duas vezes ao dia.

Praticada com rotina, ela baixa o cortisol, o hormônio do estresse, melhora o sono e levanta o ânimo. Além disso, a técnica também reduz o risco de ataque cardíaco na fase da pós-menopausa e a síndrome metabólica, que pode causar diabetes.

Pesquisas apontam outros benefícios da meditação transcendental: clareza mental e mais disposição para as atividades diárias.


Conheça a meditação transcendental, uma técnica simples de aprender e fácil de ser praticada. Venha assistir uma aula gratuita e saber como você pode se beneficiar através desta técnica.

PRÓXIMA PALESTRA GRATUITA - MEDITAÇÃO TRANSCENDENTAL

Segunda-feira dia 13 de agosto às 19h30min.
Confirme sua presença deixando seu recado pelos tels.: (11) 3073-0872 / 98373-8511      ou 




 Se você já é praticante, indique para seus amigos! 


http://www.institutodemeditacao.com.br/
Instituto Nacional de Meditação
NOVO ENDEREÇO: 
Rua José Maria Lisboa, 1.326. Jardins, São Paulo-SP
Vagas no local e convênio com Jaguaribe Parking situado na Alameda Ministro Rocha Azevedo, 750.