sábado, 27 de outubro de 2012

EVIDÊNCIAS MOSTRAM QUE A MEDITAÇÃO TRANSCENDENTAL PREVINE DOENÇAS DO CORAÇÃO



Doenças cardiovasculares, a assassina número um do mundo, muitas vezes pode ser evitada com técnicas de redução do estresse e abordagens complementares e alternativas, e novas evidências mostram os efeitos benéficos de uma técnica popular, chamada Meditação Transcendental (MT), sobre o coração.

Uma recente pesquisa cientifica detalha o impacto cardiovascular da MT em jovens e adultos mostra que ela tem um efeito integrado, holísticos efeitos em todos os níveis das doenças cardiovasculares. Alguns dos resultados são:

Em adolescentes,  concluiu-se que a técnica da MT reduziu a pressão arterial, melhorou a estrutura do coração e o comportamento escolar. De acordo com o estudo, a técnica tem mostrado ser uma alternativa segura. O NIH- Instituto Nacional de Saúde- patrocinou estudos clínicos conduzidos com MT mencionam nesta revisão que não observaram quaisquer efeitos adversos da prática da MT.

Nos adultos, a técnica reduziu hormônios do estresse e outros sintomas fisiológicos de estresse e produziu uma recuperação mais rápida ao estresse, diminuiu a pressão arterial e a utilização de medicação de pressão arterial, reduziu as dores no coração em pacientes com angina, desobstruiu as artérias, reduzindo o risco de infarte, melhorou a distancia andada em pacientes com insuficiência cardíaca congestiva, e diminuiu o uso de álcool e de tabaco, ansiedade, depressão, e uso de serviços de saúde e despesas médicas. A técnica também reduz o risco de morte por doenças do coração, câncer, e todas as causas.

Os autores deste estudo ressaltam a importância da inclusão de tais abordagens alternativas baseadas em evidências em programas de bem-estar promovidos pela iniciativa privada e pelo governo com o objetivo de prevenir e tratar doenças cardiovasculares.

"Estes resultados têm implicações importantes para a inclusão do programa de Meditação Transcendental em esforços médicos para prevenir e tratar doenças cardiovasculares", diz o Dr. Vernon Barnes, autor e pesquisador da Georgia Health Sciences University, em Augusta, Geórgia.

A técnica da MT não utiliza qualquer forma ativa da concentração ou contemplação, mas permite que a mente facilmente experimente o processo de pensar em níveis mais refinados até que o pensamento alcance um estado calmo e sem qualquer atividade mental. A mente está desperta dentro de si mesma e o corpo está descansando profundamente, em um nível muito mais profundo do que o sono profundo. É este estado de alerta em repouso que permite que o corpo faça os reparos necessários para reequilibrar o seu funcionamento normal. Este processo cumulativo ”reseta” a fisiologia e resulta em redução dos sintomas de doença cardiovasculares e melhoria da saúde.



Quer saber mais detalhes sobre a técnica e como praticar?
Participe da nossa palestra gratuita.

Dia: 29/10/12 - Segunda-feira.
Horário: 19h30min.
Local: Instituto Nacional de Meditação
Rua José Maria Lisboa, 1.326. Jardins, São Paulo-SP

Veja a nossa agenda completa no site.

Confirme a sua presença através do email: contato@institutodemeditacao.com.br

Quer receber nossa newsletter? Cadaster-se aqui.
 

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Meditação Transcendental - http://www.infoescola.com


Meditação Transcendental





Há várias espécies de meditação, embora, segundo os adeptos da Meditação Transcendental  ou MT, a maior parte dos estudos, atualmente, se refiram a esta técnica específica, sendo ela a mais apropriada para o equilíbrio orgânico e a lapidação das potencialidades mentais, afetivas e materiais.

(...)

A MT é uma técnica desprovida de qualquer complexidade, pois basta que a pessoa se sente, duas vezes ao dia, de 15 a 20 minutos, com algum conforto, os olhos cerrados, e entoe determinados sons que são conhecidos como mantras, os quais possuem características que ativam a psique.
Ao se meditar desta forma, não é necessário nenhuma concentração nem mentalização. Por esta razão a meditação assim realizada é considerada fácil, singela, e não exige da pessoa nenhum vigor. Além disso, traz amplos resultados no combate ao estresse, ao cansaço, a estados de nervosismo e agitação, pois durante sua prática a psique transcende o circuito dos pensamentos, encontrando dentro de si o necessário silêncio, o poder criador e a inteligência própria.
No instante da transcendência, a mente alcança uma etapa de calma vigília, na qual pode resgatar toda a energia de que carece e também o descanso físico fundamental, isso sem abrir mão de suas atividades cerebrais, as quais, aliás, têm uma performance ainda mais lógica, mantendo a mente completamente acordada, ao mesmo tempo em que o corpo relaxa mais do que durante o sono.
Este estágio alcançado pelo ser durante a MT é conhecido como Consciência Pura e atua no dia-a-dia de seus praticantes dinamizando seu desempenho psíquico, injetando mais energia e juventude no organismo humano, alteando e mantendo o equilíbrio dos sentimentos, erradicando o desânimo, seja ele mental, orgânico ou emocional.
O aprendizado desta técnica é considerado simples, tanto na teoria quanto na prática. Os frutos de sua prática despontam logo no começo, ampliando-se, aos poucos, durante o curso e com o exercício constante. Todos os setores da existência são afetados pelos resultados da MT, elevando-se, assim, a qualidade de vida dos adeptos deste método.
Pelo menos 500 instituições e universidades de todo o planeta vêm investigando esta prática; são inúmeros, hoje, os estudos sobre este tema. A MT conta com a adesão de milhões de pessoas em todo o mundo, provenientes de todas as faixas etárias, contextos culturais, campos profissionais e religiões.
fonte: http://www.infoescola.com/saude/meditacao-transcendental/ 


QUER SABER SABER MAIS? 

PARTICIPE DA PRIMEIRA AULA DO CURSO DE MEDITAÇÃO TRANSCENDENTAL GRATUITA.
SEGUNDA-FEIRA, DIA 22 DE OUTUBRO ÀS 19H30.

RESERVE SUA VAGA PELO DO EMAIL: contato@institutodemediatacao.com.br


CADASTRE-SE EM NOSSO SITE E FIQUE POR DENTRO DO QUE ACONTECE NO INM.



domingo, 14 de outubro de 2012

Meditação Transcendental Para Tratar Hipertensão, diz estudo



Pesquisa foi feita com grupo de negros com o problema nos EUA.
Trabalho pode ajudar a validar terapia alternativa.

Pesquisadores americanos descobriram que a prática de meditação transcendental pode ser uma opção no tratamento da hipertensão arterial. O trabalho foi realizado no estado americano de Iowa, em uma população de afro-americanos. O grupo foi escolhido devido a altos índices de ocorrência de hipertensão entre os negros, com as conseqüências habituais do problema como acidentes vasculares cerebrais, infartos e insuficiência renal.

Para chegar à conclusão de que a meditação pode ser eficiente, mais de cento e cinqüenta pacientes em tratamento de hipertensão foram divididos em grupos que, além da medicação, receberam: aulas de alongamento e exercícios, participaram de sessões de meditação transcendental ou somente receberam orientação educativa sobre a doença. Os participantes foram acompanhados por um ano, com medições periódicas dos níveis de pressão arterial.

O grupo da meditação transcendental foi o que conseguiu melhores resultados, que perduraram por todo o ano de acompanhamento. Além de baixarem os níveis de pressão, a meditação foi capaz de fazer com que aqueles que a praticavam precisassem de menos medicamento para obter sucesso no tratamento. As mulheres apresentaram resultados ligeiramente superiores aos homens, porém foram também mais aplicadas nas aulas de meditação.

Apesar de o trabalho ter sido realizado em um grupo populacional específico, os especialistas acreditam que os resultados podem ser reproduzidos em qualquer grupo de pacientes. A busca e a utilização de tratamentos alternativos, desde que com eficácia comprovada cientificamente, podem ser alternativas mais baratas de tratamento em uma medicina com custos cada vez mais elevados.

Fonte: http://www.educacaofisica.com.br/index.php/atividades-alternativas/4358-meditacao-transcendental-para-tratar-hipertensao-diz-estudo

Existem diversas técnicas de meditação, cada qual produz diferentes efeitos no cérebro e na fisiologia do praticante.

Conheça a meditação transcendental, a técnica mais pesquisada e comprovada cientificamente!

Participe da próxima Palestra de Apresentação Gratuita, 
Saiba mais sobre o método, benefícios, cursos e valores.

Próxima data: 
Segunda-feira, dia 15 de outubro às 19h30

Local: Rua José Maria Lisboa, 1.326. Jardins, São Paulo-SP
Entre as ruas: Al. Ministro Rocha Azevedo e R. Padre João Manuel.
Confirme a sua presença: contato@institutodemeditacao.com.br
Veja outras datas no nosso site.


quarta-feira, 3 de outubro de 2012

MEDITAÇÃO TRANSCENDENTAL – REVISTA FIQUE EM EVIDÊNCIA


Setembro 2012 - edição 26
Por: Aline Fernanda de Oliveira


Esta técnica beneficia todas as áreas de nossa vida. Para praticá-la é necessário a orientação de um profissional que, por meio de uma entrevista, escolherá um mantra personalizado para cada praticante. O mantra é um som em sânscrito (som originário da índia) dissociado de significado.

Assim durante a meditação, acalmamos a mente, e podemos experimentar um estado de profundo relaxamento duas vezes mais intenso e eficaz do que no período que dormimos.

A prática da meditação não exige seguir uma filosofia, religião ou mudar de estilo de vida. Exercitada por adultos e crianças, o relaxamento adquirido é único, promovendo muito benefícios para a saúde mental, corporal e comportamental.

Juliana Brescovicci é professora do Instituto Nacional de Meditação e trabalha com a técnica desde 2006. Ela explica que o INM já ensinou milhares de pessoas e que o interesse e a procura têm aumentado bastante, “As pessoas já conseguem perceber a importância de meditar e se desenvolver internamente”.

Para mostrar o quanto é técnica é eficiente, mais de 600 estudos científicos foram realizados e comprovaram que a técnica:
Aumenta e melhora: fluxo de sangue no cérebro; autoestima; funcionamento cardiovascular; eficiência do sistema imunológico; calma e concentração; habilidade no aprendizado; criatividade; memória e inteligência; produtividade no trabalho; sensação de paz e liberação de vícios como drogas, álcool e tabaco.
Auxilia e reduz: insônia; asma; estresse; ansiedade; enxaqueca e dores de cabeça; depressão; níveis de colesterol e custos com a saúde de maneira geral.
Atualmente a Meditação Transcendental é praticada por milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil destacamos alguns meditantes como: o ator Rodrigo Santoro, o cantor Moraes Moreira e as atrizes Cissa Guimarães, Tainá Müller e Julia Lemmertz. 

Para saber mais informações sobre a técnica, acesse: institutodemeditacao.com.br

                                                                ____________

Você anda sem tempo para se cuidar?
O Instituto preparou para você uma palestra gratuita para que você possa aproveitar o seu horário do almoço. Esta palestra é aberta e sem compromisso para que você possa conhecer um pouco mais sobre a técnica e sobre o INM.
Se você gostar e quiser dar continuidade no aprendizado, disponibilizamos mais 3 dias de curso no horário do almoço na semana seguinte, dos dias 09 a 11 de outubro. Depois disso você já estará apto e autossuficiente para praticar sozinho onde e quando quiser.

Grupos com limite de participantes reserve logo a sua vaga. Não perca esta oportunidade!
Reservas através do email: contato@institutodemeditacao.com.br ou telefones: 11 3073 0872/ 98373 8511.

Próximas Palestras Gratuitas
Dia: 05/10/12 – sexta-feira.  Horário: 12h00 às 13h00; ou
Dia: 15/10/12 – segunda-feira. Horário: 19h30 às 21h00.
Local: INM – R. José Maria Lisboa, 1326. Jardins.