quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Meditação pode ajudar paciente com doença inflamatória crônica, como asma


A meditação ajudar pacientes com doenças que têm o estresse como fator importante para as crises, como asma, artrite reumatoide e doença inflamatória intestinal

Do UOL Em São Paulo17/01/2013 12h35

O estresse exerce um papel importante em doenças inflamatórias crônicas, como artrite reumatoide, doença inflamatória intestinal e asma. Para pessoas que sofrem desses males, técnicas como a meditação podem trazer alívio para os sintomas. É o que mostra estudo feito por pesquisadores da Universidade de Wisconsin-Madison e do Centro Waisman, nos EUA.
O estudo, publicado no periódico Brain, Behavior and Immunity, comparou dois métodos de redução de estresse: a meditação e um programa que incluía atividade física e terapia com música.
Os dois grupos receberam a mesma quantidade de treinamento e realizou as práticas com a mesma frequência e duração.
Segundo Melissa Rosenkranz, cientista do Waisman e principal autora do trabalho, a equipe usou uma ferramenta para induzir estresse psicológico nos voluntários, além de um creme que estimula a inflamação da pele.
As duas técnicas se mostraram úteis no combate ao estresse, mas a meditação se mostrou mais eficaz para reduzir a inflamação induzida por estresse.

________________________________________________________________________

JÁ SE PERGUNTOU O QUE PODE FAZER  PARA MUDAR NA SUA ROTINA DESTE ANO, PARA SER MAIS FELIZ E SOFRER MENOS PELO ESTRESSE?
AINDA HÁ TEMPO PARA COMEÇAR UM ANO DIFERENTE!!

Conheça mais sobre a meditação transcendental e saiba o que ele pode te oferecer.

Participe da palestra gratuita desta segunda-feira dia 04/02/13 às 19h30.

Confirme a sua presença por email: contato@institutodemeditacao.com.br



Se você já é aluno, ajude-nos a apresentar a meditação para os seus amigos lhes enviando esta postagem.

Veja outras datas disponíveis na agenda do nosso site.

www.institutodemeditacao.com.br



domingo, 20 de janeiro de 2013

Aumente seu autocontrole com técnicas de meditação - FOLHA DE SÃO PAULO


10/04/2012 - 08h00
Aumente seu autocontrole com técnicas de meditação
JULIANA VINES
DE SÃO PAULO

No instante de fúria, tudo parece conspirar para que você pule no pescoço de alguém: o coração dispara, as pupilas se dilatam, os músculos recebem mais sangue e se preparam para o ataque.
Seria um combate feroz se não fosse seu próprio cérebro, que, sem você contar até dez, se lembra das prováveis consequências do embate.

É fácil concluir que não existe vida social sem autocontrole. A ciência provou e já deu até o endereço de onde fica a regulação das emoções no cérebro. A boa notícia é que as últimas descobertas dão esperanças aos mais impulsivos: com treino, dá para melhorar o controle emocional.
Elisa Harumi Kozasa, neurocientista do Instituto do Cérebro do Hospital Israelita Albert Einstein, é uma das autoras de um estudo recém-publicado na revista internacional "NeuroImage". A pesquisa comparou o desempenho de pessoas que meditam com o de quem não medita em uma atividade que exige controle de impulsos. Saiu-se melhor quem meditava. 

"O treinamento em meditação modifica as áreas cerebrais. O córtex fica mais espesso em partes relacionadas à atenção, à tomada de decisões e ao controle de impulsos", explica.
Além de meditação, os treinamentos para autocontrole envolvem terapia comportamental e técnicas de reconhecimento facial de emoções. A ideia não é aprender a engolir sapos ou a forjar um pensamento positivo. "Suprimir a raiva ou o estresse é 'autoilusão', não autocontrole. É preciso entender o que causa o impulso, não rejeitá-lo", diz José Roberto Leite, psicólogo e pesquisador da Unifesp. 

Emoções são respostas do organismo a estímulos internos ou externos. O que determina o tamanho do pavio da pessoa ou o quanto ela é ansiosa não é só "gênio". 

"Há um papel da genética, mas a influência do ambiente e do comportamento é grande. Quem vive em ambientes com pessoas ansiosas tem mais tendência a ser ansioso", explica Kozasa. 

Editoria de Arte/Folhapress
Artigo completo/fonte: http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/1072943-aumente-seu-autocontrole-com-tecnicas-de-meditacao.shtml 


 
JÁ PENSOU EM FAZER DESTE ANO UM ANO DIFERENTE?

Conheça mais sobre a meditação transcendental e saiba o que ele pode oferecer à você.

Participe da palestra gratuita desta segunda-feira dia 21/02/13 às 19h30.
Confirme a sua presença através do email: contato@institutodemeditacao.com.br

Se você já é aluno, ajude-nos a apresentar a meditação para os seus amigos lhes enviando este artigo.

Veja outras datas disponíveis na agenda do nosso site.